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Como manter o cadastro no CNES atualizado?

 

Manter o cadastro no CNES atualizado é muito simples, para isso, basta enviar as informações atualizadas para o sistema via arquivo ou então cadastrá-las manualmente.

 

A atualização deve ser feita mensalmente informando as modificações desde o último envio de informações, incluindo alterações no quadro de equipamentos, salas, especialidades e funcionários.

 

Conforme Portaria SAS/MS nº 118 de 18 de fevereiro de 2014, em seu artigo: Art. 1º Fica estabelecido que, no prazo de 6 (seis) competências, a contar da data de publicação desta Portaria, o Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) passará a marcar automaticamente como “desativados”, os Estabelecimentos de Saúde que estejam há mais de 6 (seis) meses sem atualização cadastral, em nível local e nacional.

 

Por isso, é muito importante solicitar e manter o cadastro da sua clínica, consultório médico ou hospital devidamente atualizado no CNES.

 

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O que precisamos:
Pessoa Física – CRM, CCM e IPTU
Pessoa Jurídica – Acrescer CNPJ.

CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde

 

Qual é o objetivo e a importância deste cadastro?

 

O CNES é um cadastro mantido pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde que mantém informações sobre profissionais e unidades de saúde espalhadas pelo Brasil, incluindo tipos de atendimento prestados, especialidades oferecidas e número de leitos disponíveis.

 

Os dados e informações vinculadas ao CNES contribuem para a melhoria das políticas públicas ligadas a área da saúde, como por exemplo, a instalação de leitos em regiões com déficit nesta área em relação ao número de habitantes.

 

Como destacamos anteriormente, o CNES tem contribuído para o melhor gerenciamento dos recursos e estrutura de saúde no país.

 

Documento necessário para os médicos se credenciarem com os convênios e manterem os convênios que já atende exigido pela ANS (Agência Nacional de Saúde).

 

Conheça os principais objetivos da ferramenta:

  • Permite a coleta e centralização de dados sobre estabelecimentos de saúde;
  • Torna mais assertiva o planejamento e as políticas públicas de saúde do país;
  • Promover a transparência em relação a estrutura e capacidade de atendimento dos estabelecimentos de saúde;
  • Permite o controle de custos das ações realizadas pelo Ministério da Saúde;
  • Permite a integração com outros sistemas de saúde mantidos pelo Governo.

 

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde reúne uma série de informações importantes, dentre as quais, podemos destacar:

 

  • Nome do estabelecimento, endereço e telefone de contato;
  • Tipo do estabelecimento (clinica, consultório, hospital, dentre outros);
  • Estrutura física, incluindo número de consultórios, leitos e salas de cirurgia (se aplicável);
  • Relação dos serviços prestados;
  • Relação dos equipamentos disponíveis, incluindo, aparelhos de raio X, ressonância, tomografia, monitores, dentre outros;
  • Relação completa dos profissionais de saúde vinculados ao estabelecimento, incluindo especialidade e registro no Conselho de Classe.

 

Como uma ferramenta para gestão do sistema de saúde brasileiro, o cadastro no CNES é obrigatório para todo e qualquer estabelecimento de saúde registrado e em funcionamento no país.

 

Sendo assim, os estabelecimentos não cadastrados no sistema acabam atuando de forma irregular, e, portanto, ficam impedidos de participar de licitações, receber repasses do SUS e até mesmo das operadoras de planos de saúde.

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