CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde
Qual é o objetivo e a importância deste cadastro?
O CNES é um cadastro mantido pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde que mantém informações sobre profissionais e unidades de saúde espalhadas pelo Brasil, incluindo tipos de atendimento prestados, especialidades oferecidas e número de leitos disponíveis.
Os dados e informações vinculadas ao CNES contribuem para a melhoria das políticas públicas ligadas a área da saúde, como por exemplo, a instalação de leitos em regiões com déficit nesta área em relação ao número de habitantes.
Como destacamos anteriormente, o CNES tem contribuído para o melhor gerenciamento dos recursos e estrutura de saúde no país.
Documento necessário para os médicos se credenciarem com os convênios e manterem os convênios que já atende exigido pela ANS (Agência Nacional de Saúde).
Conheça os principais objetivos da ferramenta:
- Permite a coleta e centralização de dados sobre estabelecimentos de saúde;
- Torna mais assertiva o planejamento e as políticas públicas de saúde do país;
- Promover a transparência em relação a estrutura e capacidade de atendimento dos estabelecimentos de saúde;
- Permite o controle de custos das ações realizadas pelo Ministério da Saúde;
- Permite a integração com outros sistemas de saúde mantidos pelo Governo.
O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde reúne uma série de informações importantes, dentre as quais, podemos destacar:
- Nome do estabelecimento, endereço e telefone de contato;
- Tipo do estabelecimento (clinica, consultório, hospital, dentre outros);
- Estrutura física, incluindo número de consultórios, leitos e salas de cirurgia (se aplicável);
- Relação dos serviços prestados;
- Relação dos equipamentos disponíveis, incluindo, aparelhos de raio X, ressonância, tomografia, monitores, dentre outros;
- Relação completa dos profissionais de saúde vinculados ao estabelecimento, incluindo especialidade e registro no Conselho de Classe.
Como uma ferramenta para gestão do sistema de saúde brasileiro, o cadastro no CNES é obrigatório para todo e qualquer estabelecimento de saúde registrado e em funcionamento no país.
Sendo assim, os estabelecimentos não cadastrados no sistema acabam atuando de forma irregular, e, portanto, ficam impedidos de participar de licitações, receber repasses do SUS e até mesmo das operadoras de planos de saúde.