fbpx

A obesidade

 

Devido ao fato de a imensa maioria dos pacientes severamente obesos não conseguirem promover mudança definitiva nos seus hábitos alimentares e na prática de atividade física, aliado às alterações nos mecanismos que controlam a distribuição da gordura e o gasto energético, os obesos tendem a recuperar o peso perdido, superando inclusive o peso inicial e se tornando ainda mais obesos. É por essa razão que os tratamentos conservadores à base de dietas e medicamentos não conseguem manter perdas de peso significativas a longo prazo. Isto leva a um fenômeno popularmente conhecido como “efeito sanfona”. Os pacientes com obesidade mórbida devem, portanto, ser encarados como portadores de uma doença séria, que ameaça a vida, reduz a qualidade de vida e a auto estima, e que requer abordagem eficiente para promover redução do peso de forma definitiva.

Riscos da Obesidade

 

A obesidade em última análise representa fator de risco maior, seja risco para aparecimento de outras doenças, seja risco de morte propriamente dita. Estudos demonstram que proporcionalmente ao aumento do peso, também ocorre aumento dos níveis de gordura no sangue (colesterol e triglicérides), de glicemia (diabete) e elevação da pressão sanguínea.

 

Existem diversas doenças que têm frequência muito aumentada nos obesos. Estas doenças (comorbidade) são as principais responsáveis pelo aumento das taxas de mortalidade, da diminuição da expectativa e da qualidade de vida, e são o motivo principal da necessidade do controle do peso. Doenças como diabetes, hipertensão arterial, hiperlipidêmica, coronariopatias como angina e infarto, doenças articulares, apneia do sono, insuficiência respiratória e cardíaca, além de diversas formas de câncer, tem elevada prevalência entre os obesos e o controle dessas doenças necessariamente envolve a perda do excesso de peso.

vídeo de como conseguir uma autorização de cirurgia bariátrica com convenio e a nossa assessoria.

Como conseguir autorização

para cirurgia bariátrica

 

A cirurgia bariátrica e seus resultados são cada vez mais, um importante divisor de águas na vida de muitas pessoas.

 

Seus benefícios e novas oportunidades são sonhos a serem realizados, iniciados pelo tão esperado procedimento cirúrgico. Porém, em alguns casos este procedimento ganha alguns passos burocráticos que inviabilizam ou dificultam a autorização da cirurgia bariátrica junto aos planos de saúde.

 

E é neste ponto que a MGA está pronta viabilizar de forma clara e objetiva a autorização da cirurgia bariátrica pelo seu convênio médico. Vamos juntos?

 

VOCÊ PRECISA DE UMA CIRURGIA BARIÁTRICA?

Quem pode fazer cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é indicada considerando 3 tópicos: idade, IMC e tempo de obesidade.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, os pacientes com:

  • IMC maior que 40 kg/m²: são indicados à cirurgia, com ou sem outras doenças associadas à obesidade.
  • IMC entre 35 e 40 kg/m²: podem ter indicação cirúrgica desde que tenham outras doenças associadas à obesidade.
  • IMC entre 30 e 35 kg/m²: podem realizar a cirurgia bariátrica, desde que suas outras doenças, associadas à obesidade, sejam consideradas graves de acordo com avaliação médica de especialista da área.

 

É importante que antes de recorrer à cirurgia bariátrica, é necessário ter tentado os tratamentos convencionais por pelo menos 2 anos e estar obeso há 5 anos.

 

Sobre a idade, a indicação é que a bariátrica seja feita entre os 18 e 65 anos, porém há casos em que são avaliados pacientes entre 16 e 18 anos e também com mais de 65 anos, onde são feitas análises e estudo dos riscos e possíveis complicações.

Reeducação Alimentar

 

Independente do tratamento proposto para obesidade, a reeducação alimentar é fundamental, uma vez que, através dela, reduziremos a ingesta calórica total e o ganho calórico decorrente. Esse procedimento pode necessitar de suporte emocional ou social, através de tratamentos específicos (psicoterapia individual, em grupo ou familiar). Nessa situação, são amplamente conhecidos grupos de reforço emocional que auxiliam as pessoas na perda de peso.

 

Independente desse suporte, porém, a orientação dietética é fundamental.
Dentre as diversas formas de orientação dietética, a mais aceita cientificamente é a dieta hipocalórica balanceada, na qual o paciente receberá uma dieta calculada com quantidades calóricas dependentes de sua atividade física, sendo os alimentos distribuídos em 5 a 6 refeições por dia, com aproximadamente 50 a 60% de carboidratos, 25 a 30% de gorduras e 15 a 20% de proteínas.
Não são recomendadas dietas muito restritas (com menos de 800 calorias, por exemplo), uma vez que essas apresentam riscos metabólicos graves, como alterações metabólicas, acidose e arritmias cardíacas.

 

Dietas somente com alguns alimentos (dieta do abacaxi, por exemplo) ou somente com líquidos (dieta da água) também não são recomendadas, por apresentarem vários problemas. Dietas com excesso de gordura e proteína também são bastante discutíveis, uma vez que pioram as alterações de gordura do paciente além de aumentarem a deposição de gordura no fígado e outros órgãos.

Cirurgia Bariátrica

 

As técnicas utilizadas atualmente contribuem com um alto índice de satisfação dos pacientes. “Cerca de 95% dos pacientes dizem estar totalmente satisfeitos com o resultado. Para termos um índice nesse patamar, deve ser ressaltado também o papel fundamental do preparo e acompanhamento multidisciplinar no resultado final da cirurgia, que é considerada de baixo risco. Problemas relacionados a reganho do peso podem ocorrer em cerca de 10% a 15% dos casos”, explica.
Atualmente são usadas técnicas menos invasivas, via laparoscopia e endoscopia, que possibilitam procedimentos mais seguros e eficientes. Agregado a isso, os equipamentos e materiais utilizados oferecem melhor recuperação.

 

Necessidade de procedimentos cirúrgicos

• Relatório Médico
• Laudos de exames (Cardiologista, Endocrinologista, Psicólogo, nutricionista, caso tenha algum tipo de problemas nas costas ou nas pernas, necessário laudos de exames (verificar com o cirurgião, será necessário mais algum tipo de exame).

Você sabia que é possível fazer a cirurgia bariátrica pelo convênio?

Com a MGA você consegue fazer a cirurgia bariátrica pelo convênio

 

Antes de mais nada, se preencher os requisitos especificados acima, você é um paciente indicado para a Cirurgia Bariátrica.

 

Existem duas formas de realizá-la: uma delas é pelo modo particular, com consultas, exames e despesas médicas e clínicas, todas pagas diretamente aos prestadores de serviços e a outra forma é pelo plano de saúde.

Atualmente a maioria dos planos de saúde possuem cobertura total para a cirurgia bariátrica. O maior obstáculo para sua realização é a autorização para a cirurgia. Uma vez que por lei, os planos de saúde precisam seguir regras da ANS (Agência Nacional de Saúde).

 

No entanto a MGA tem o prazer de oferecer os melhores serviços para organizar e estruturar um planejamento para a execução de cirurgia bariátrica com a agilidade e menor burocracia possível.

SE VOCÊ É MÉDICO E REALIZA A CIRURGIA BARIÁTRICA

 

Todos os dias muitos pacientes buscam orientações de como conseguir realizar a cirurgia bariátrica e também de profissionais mais bem conceituados para este procedimento cirúrgico.

Saiba que a MGA, possui parceria com consultórios e clínicas tanto para auxiliar em procedimentos de autorizações quanto para indicar aos pacientes os melhores médicos nestes quesitos.

 

Nosso objetivo é reunir médicos e pacientes para agilidade e execução de procedimentos médicos, sem burocracia. 

Com a MGA:

 

  • Redução do tempo de espera para autorização;
  • Encaminhamento para os melhores médicos especialistas, já autorizados por planos de saúde;
  • Agilidade em procedimentos e documentos pré-operatórios;
  • Autorização concedida em 97% dos casos.

Entre em contato agora mesmo

    Se preferir, envie-nos uma mensagem, responderemos o mais rápido possível

    Quer um atendimento facilitado?
    Clique aqui e fale com nosso chat
    personalizado e tire todas as suas
    dúvidas com nosso time!