fbpx
MGA Assessoria

Cirurgia Bariátrica e as previsões para 2020

Virada de década e as previsões para 2020 em torno de cirurgia bariátrica são felizmente as melhores.

Vamos conversar hoje sobre o que podemos esperar para que você se sinta mais seguro e informado a respeito de uma nova qualidade de vida!

Cirurgia Bariátrica e as previsões para 2020

Esperar avanço da medicina a cada ano é uma das premissas mais atuais que existem, ainda

mais em grandes procedimentos cirúrgicos, como cirurgia bariátrica.

Tivemos o grande avanço neste setor há pouco tempo, com realizações menos invasivas e extremamente funcionais.

Então o que vem por aí?

Mas antes de olhar para o futuro, falaremos um pouco do que temos de informação, relacionada à cirurgia bariátrica, um procedimento cada vez mais realizado por brasileiros.

O que tem acontecido no Brasil em relação à cirurgia bariátrica?

MGA Assessoria Médica

Segundo um balanço, feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Metabólica e Bariátrica (SBCBM), nos últimos 7 anos, houve um aumento de mais de 84% no número de cirurgias bariátricas realizadas no Brasil.

Do total, 3% destas estavam dentro do grupo de pacientes aptos (pelo índice de IMC) e o grupo restante, correspondente a 13 milhões de brasileiros, operaram pela indicação cirúrgica de problemas relacionados ao sobrepeso.

Outros dados importantes que talvez você esteja incluso, é que mais da metade dos brasileiros (55%) possui excesso de peso, outros 18% são afetados pela obesidade.

Dados preocupantes que nos comprovam a baixa qualidade de vida e condições de saúde cada vez mais preocupantes.

Dados sobre cirurgia bariátrica no Brasil

MGA Assessoria

Nos últimos anos, aproximadamente 77% das cirurgias bariátricas realizadas foram através de convênio médico; 17% pelo SUS e 4,8% com recursos particulares.

A falta de recursos para realização do procedimento é um fator que implica na realização da cirurgia para uma melhor qualidade de vida.

A desinformação, diante de negativa do convênio para a cirurgia, também é um fator que conta para a desistência do procedimento. (Se este for o seu caso, saiba como proceder: Autorização de Cirurgia Bariátrica).

Outro dado importante para a desistência é o medo do procedimento pelos riscos.

A taxa de mortalidade relacionada a cirurgia era de 2 a 3%, no passado. Atualmente, com procedimentos menos invasivos, como a Videolaparoscopia, a taxa de mortalidade é 0,5%.

O que podemos esperar do setor de cirurgia bariátrica em 2020?

1-Informação: A chegada de um novo ano, amplia os conhecimentos dos brasileiros em relação a muitos ramos da medicina. Este ano de 2020, não será diferente, o acesso a informação trará conhecimento aos procedimentos cirúrgicos de bariátrica e a desistência de cirurgia será menor. Podemos esperar um aumento ainda maior no número de cirurgias.

2-Liberação: Com este acesso à informação, cada vez menos convênios recusarão as cirurgias, por não conseguirem lidar com o consumidor/paciente informado de seus direitos

diante de planos de saúde. Podemos esperar avanços nos planos de saúde diante de recursos realizados por pacientes e assessorias médicas especializadas.

3-Qualidade de Vida: A informação e a busca de direitos resultará no aumento de mais cirurgias bariátricas, que consequentemente trará uma qualidade de vida diferenciada há milhões de brasileiros, que buscam um tratamento para o excesso de peso.

Bem, esperamos que o otimismo, baseado nos dados de cirurgia bariátrica seja concretizado cada vez mais.

A cirurgia bariátrica é uma saída para a qualidade de vida e hoje pode atingir milhões de brasileiros, amanhã poderá ser você.

Até o próximo bate-papo!
Fonte/Imagens: Agência Brasil Comunicação/Pixabay



Quer um atendimento facilitado?
Clique aqui e fale com nosso chat
personalizado e tire todas as suas
dúvidas com nosso time!