A cobrança dos honorários médicos é definida pelo valor pago ao profissional de saúde, como forma de remunerá-lo pelos serviços prestados à pessoa que o procurou. Normalmente, o preço definido para os honorários médicos de um prestador de serviços autônomo é de responsabilidade da entidade ao qual ele presta serviços. Contudo, caso médico autônomo realize sua prestação de serviços, com plena capacidade técnica e habilitação, sem qualquer vínculo com hospitais ou clínicas, poderá determinar seu preço, considerando suas formações, material utilizado em custos para o procedimento.
Já quando falamos de clínicas e hospitais, os honorários têm que respeitar alguns requisitos legais, sendo eles:
- É indevida a cobrança de honorários de pacientes amparados por seguro-saúde;
- Gastos inerentes ao procedimento médico não poderão ser abrangidos nos honorários médicos;
- Não poderá ser realizada cobrança de consulta, no caso de ausência do paciente;
- Não é permitida a cobrança “por fora” de seus serviços.
É importante ter em mente também que a atividade médica em si não é comercial, ou seja, você não pode tratar seus serviços como simples vendas, tendo foco exclusivo no lucro, sem considerar demais fatores que compõem a prestação dos seus serviços.
Contudo, também não pode abrir mão das suas obrigações financeiras, deixando que as suas contas fiquem no vermelho.
E é para isso que se faz necessário tem ciência do seu ponto de equilíbrio financeiro!
O processo de repasse, consiste no pagamento (de um valor fixo ou percentual) de um serviço prestado pelo médico. Normalmente, medicos não são CLT’s, pois não são funcionários da instituição, com exceção de plantonistas que normalmente são CLT’s.
Profissionais que fazem parte do corpo clínico (como plantonistas) são credenciados diretamente do convênio. Médicos em sua maioria, são credenciados através do hospital, nestes casos o profissional recebe o repasse, pois o convênio não conhece o profissional, quem realiza a cobrança é o hospital e faz o repasse do serviço cobrado para o médico. Geralmente, o centro médico utiliza os repasses para ter um controle maior do que é pago aos profissionais.
Tipos de Repasse
Atualmente, existem 4 tipos de repasse no TOTVS Gestão Hospitalar, são eles:
- Repasse por critérios normais de repasse;
- Repasse Automático por Centro de Custo;
- Repasse por Redirecionamento;
- Repasse por Divisão.